No próximo dia 26 de Maio realizar-se-á na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, o workshop “Importância da Participaçâo de Moçambique no Sistema Global de Informaçâo Sobre Biodiversidade (GBIF)”, co-organizado pela UEM e poelo Nó Português do GBIF. O workshop decorrerá no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da UEM, e conta com ainda com o apoio do GBIF e do centro de investigação CiBIO/InBio. Este evento enquadra-se no projecto de capacitação GBIF PALOP desenvolvido pelo GBIF Portugal com o apoio do GBIF.
O workshop de um dia completo, já anunciado na imprensa moçambicana, tem os seguintes objetivos:
- Apresentar o GBIF, dando a conhecer a sua infraestrutura, como aceder e utilizar informação e como participar através da publicação de dados de biodiversidade;
- Identificar os benefícios da participação de Moçambique no GBIF;
- Debater a constituição do nó Moçambicano da GBIF, de projectos geradores de informação sobre biodiversidade, com base na participação das instituições locais.
O workshop contará com a participação do Vice-Director do Secretariado Internacional do GBIF, Tim Hirsch. A reunião destina-se aos colaboradores de instituições moçambicanas ou internacionais que tenham trabalho relevante sobre biodiversidade realizado em Moçambique. Espera-se ainda que as instituições possam, através de pequenas apresentações, referir-se ao estado da arte da informação sobre biodiversidade de colecções biológicas, projectos ou bases de dados de ocorrência de biodiversidade sob a sua responsabilidade.
O Nó Português do GBIF está a promover o projeto GBIF PALOP - Promoção do GBIF nos Países Africanos de Língua Portuguesa através de documentação e seminários. Este projeto tem por objetivo aumentar a capacitação dos países de língua portuguesa sobre o GBIF e uso de informação sobre biodiversidade, através da produção de manuais e documentos em português, traduzidos das versões inglesas disponíveis no portal do GBIF. No âmbito do projeto são realizados também workshops sobre o GBIF nas capitais de três países africanos de língua portuguesa, tendo sido já realizado em Luanda, em setembro de 2015, e sendo o próximo a realizar em Bissau, em data a definir.
Para mais informações sobre o workshop de Maputo, consulte informação sobre o mesmo no site da UEM.